Os feriados em Portugal são dias especiais para celebrar, relaxar ou simplesmente aproveitar o tempo livre. São também uma oportunidade para conhecer melhor a cultura, a tradição e a história do país. Os feriados portugueses são geralmente celebrados com festas, procissões e outras atividades culturais.
Se está a viver em Portugal ou se está a pensar visitar este país, fique a conhecer algumas datas de celebração, como o Natal, a Páscoa, o Dia da Liberdade, o Dia de Portugal, entre outros.
São 13 no total e já têm datas! Saiba aqui quais são os feriados em Portugal planejados para 2025, ano bissexto.
Quais os feriados em Portugal em 2025?
Em 2025, vamos ter 13 feriados obrigatórios em Portugal, à semelhança de anos anteriores. São eles:
Janeiro
01 QUA Dia de Ano-Novo
Abril
18 SEX Sexta-Feira Santa
20 DOM Páscoa
25 SEX Dia da Liberdade – 25 de Abril
Maio
01 QUI Dia do Trabalhador
Junho
10 TER Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
19 QUI Corpo de Deus
Agosto
15 SEX Assunção de Nossa Senhora
Outubro
05 DOM Implantação da República
Novembro
01 SAB Dia de Todos os Santos
Dezembro
01 SEG Restauração da Independência
08 SEG Dia da Imaculada Conceição
25 QUI Natal
A estes feriados, é possível somar os feriados municipais. Embora estas opções variem de acordo com a localidade e com a região do país, fique a par das celebrações mais populares:
Santo António – 13 de Junho – SEX
São João – 24 de Junho – TER
São Pedro – 29 de Junho – DOM
Apesar de não ser obrigatório, o Feriado de Carnaval é gozado por muitos e, por isso, deve ser mencionado. Este ano, acontece no dia 13 de fevereiro, terça-feira.
Qual o significado dos feriados em Portugal?
Alguns feriados portugueses têm um significado especial para o país. Representam momentos importantes da história e da cultura portuguesas, sendo celebrados com orgulho e entusiasmo. Conheça alguns:
– 25 de Abril – Dia da Liberdade
O feriado do dia 25 de abril, conhecido como o Dia da Liberdade de Portugal, é uma das datas mais importantes da história do país. Este feriado comemora a liberdade conquistada pela revolução dos cravos.
A data celebra a revolta dos militares portugueses que, a 25 de abril de 1974, levaram a cabo um golpe de Estado militar com o objetivo de acabar com a ditadura imposta por Salazar, que durou 48 anos. Foi assim que os portugueses conseguiram implantar o regime democrático e instaurar a nova Constituição Portuguesa.
– Dia de Camões e Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões, autor da obra “Os Lusíadas”, em 1580. Este dia é uma homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa pelo mundo.
O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado posteriormente pelo Estado Novo a feriado nacional, como o “Dia de Camões, de Portugal e da Raça”. Com o 25 de abril de 1974, este dia passou a ser denominado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
– Assunção de Nossa Senhora
O dia 15 de agosto celebra, anualmente, a Assunção de Nossa Senhora, considerada a Rainha de Portugal. Muitos devotos e a própria Igreja Católica exaltam este dia, motivo pelo qual são realizadas romarias e festas comemorativas por todo o país.
– Implantação da República
A Implantação da República Portuguesa comemora-se no dia 5 de outubro, sendo um feriado muito importante para os portugueses. Esta data foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, que começou no dia 2 de outubro e que saiu vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910. Foi neste dia que se destituiu a monarquia constitucional e se implantou um regime republicano em Portugal. No fundo, este feriado marca o fim de uma era monárquica e dá as boas-vindas à Independência de Portugal.
– Restauração da República
A 1 de dezembro celebra-se a Restauração da Independência de Portugal, que ocorreu em 1640. Esta data celebra o fim da união ibérica entre Portugal e Espanha.
A Restauração da Independência é o nome dado à revolta iniciada a 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal, por parte da dinastia filipina, e que viria a culminar com a instauração da dinastia portuguesa da casa de Bragança.
– Imaculada Conceição
No dia 8 de dezembro, é celebrada a vida da Virgem Maria. Este feriado invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, isto é, sem a marca do pecado original.
Feriados facultativos em Portugal
Quando se fala em feriado facultativo em Portugal, falamos do Carnaval. O dia de Carnaval não é considerado feriado obrigatório em Portugal. No entanto, algumas empresas, escolas e órgãos públicos costumam conceder folga aos trabalhadores. Este ano, o Carnaval celebra-se a 4 de março.
Feriados municipais em Portugal
Tal como acontece no Brasil, para além dos feriados nacionais, existem também os feriados municipais. Por norma, estas datas comemoram o dia do santo padroeiro da cidade ou alguma data histórica do município.
Assim, o Dia de Santo António, a 13 de junho, é celebrado em Lisboa e noutras regiões do país com o mesmo padroeiro. Já o dia 24 de junho é considerado uma data muito especial no Porto e arredores, pois é celebrado o Dia de São João. Em Braga, por exemplo, também se festeja o Dia de São João, sendo de igual forma feriado municipal.
Em Aveiro, comemora-se, a 12 de maio, o feriado municipal em homenagem à padroeira Santa Joana. Além deste, celebra-se o Dia de São Gonçalinho, a 10 de janeiro. Neste dia, é tradição apanhar as cavacas que são lançadas do alto da Capela de São Gonçalinho.
Em Coimbra, o feriado municipal acontece a 4 de julho, Dia de Santa Isabel, a padroeira da cidade.
Na Ilha da Madeira, existem dois feriados: o Dia da Madeira, que se celebra a 1 de julho, e o dia da Primeira Oitava, comemorado a 26 de dezembro (este é um feriado religioso). Já nos Açores, comemora-se a Segunda-feira do Espírito Santo (ou Dia dos Açores), no dia 24 de maio.
Conheça outros feriados regionais:
- Alcácer do Sal – 24 junho: Dia do Concelho (com arraial de São João) – TER
- Arcos de Valdevez – 11 julho: Dia do Concelho – TER
- Batalha – 14 agosto: feriado municipal em que se comemora a Batalha de São Mamede – TER
- Caminha – 21 abril: feriado municipal na segunda-feira depois da Páscoa – SEG
- Covilhã – 20 outubro: passagem da Covilhã a cidade – SEG
- Évora – 29 junho: São Pedro – DOM
- Faro – 7 setembro: Dia do Município – DOM
- Guimarães – 24 junho: feriado municipal em que se celebra a Batalha de São Mamede – TER
- Loures – 26 julho: Dia da criação do Concelho – SÁB
- Mafra – 21 maio: Dia do Município – QUA
- Matosinhos – 30 maio: quinta-feira de Pentecostes – SEX
- Oeiras – 7 de junho: dia da criação do município – SÁB
- Sintra – 29 junho: São Pedro – SÁB
- Vila Viçosa – 16 agosto: Dia do Município – SÁB
Saber os feriados de um país significa também compreender a sua história, as suas tradições e a sua cultura!
Feriados com finais de semana prolongados em 2025
Em 2025, alguns feriados acontecem antes ou depois do fim de semana, o que lhe permite ter fins de semana prolongados.
De 18 a 20 de abril, pode aproveitar três dias de descanso por conta da Sexta-Feira Santa. E logo depois, no dia 25 de abril, é sexta-feira e já pode aproveitar mais três dias.
O Dia de Santo António é também numa sexta-feira, 10 de junho, outra oportunidade de aproveitar três dias de folga.
Em agosto é o Dia de Assunção de Nossa Senhora que traz consigo um final de semana prolongado, já que o dia 15 ocorre numa sexta-feira.
Depois de três meses, em 1º e em 8 de dezembro, duas segundas-feiras, temos a Restauração da Independência e o Dia da Imaculada Conceição, respetivamente, que prolongam o descanso do fim de semana.
Feriados emendados em Portugal em 2025
Saiba como tirar o melhor partido dos seus dias de férias em 2025, tendo em conta as emendas de feriado (ou as pontes, como se diz aqui):
Maio
Dia do Trabalhador – 1º de Maio – Quinta-feira (aqui pode gastar um dia de férias – o dia 02 – e gozar até 4 de maio).
Junho
Dia de Portugal – 10 de Junho – Terça-feira (aqui pode gastar um dia de férias – o dia 09). Também o dia do Corpo de Deus – 19 de Junho – Quinta-feira, pode emendar o dia 20 e gozar até o dia 22 de junho.
Outras datas celebradas em Portugal em 2025
Para além dos feriados nacionais, dos feriados municipais e dos feriados facultativos, ainda existem algumas datas importantes que, geralmente, são comemoradas em Portugal, como por exemplo:
- 6 de janeiro – Dia de Reis;
- 14 de fevereiro – Dia de São Valentim (Dia dos Namorados);
- 8 de março – Dia Internacional da Mulher;
- 19 de março – Dia do Pai (dia fixo, não varia de acordo com o ano);
- 04 de maio – Dia da Mãe (ocorre no primeiro domingo de maio);
- 01 de junho – Dia Mundial da Criança;
- 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween);
- 29 de novembro – Black Friday;
- 31 de dezembro – Passagem de Ano.
Diferença dos feriados em Portugal e no Brasil
Antes de salientarmos as diferenças dos feriados em Portugal e no Brasil, existem algumas semelhanças que devem ser mencionadas.
Ambos os países possuem feriados relacionados com a religião, com santos padroeiros de determinadas regiões e municípios ou, até mesmo, celebrações específicas de cunho religioso. O Natal, a Páscoa e a Sexta-feira Santa são alguns destes exemplos.
Também o Dia do Trabalhador coincide na mesma data: 1 de maio. No entanto, em Portugal não há qualquer tipo de celebração. No Brasil, o Dia de Todos os Santos também é no dia 1 de novembro, mas só se celebra no dia 2 (Dia dos Finados).
Não obstante, existem outras datas que são totalmente distintas, como por exemplo o Dia do Pai, o Dia das Mãe e o Dia dos Namorados. Em Portugal, o Dia do Pai celebra-se a 19 de março e, no Brasil, a 10 de agosto (em 2025). Enquanto o Dia da Mãe em Portugal se comemora sempre no primeiro domingo de maio, este dia celebra-se, no Brasil, no segundo domingo do mês. Estas datas variam de acordo com o ano.
O Dia dos Namorados em Portugal é no dia 14 de fevereiro e no Brasil é no dia 12 de junho.